Complete your Databricks User Groups profile!

Fill out a few details about yourself so the community can get to know you.
Rio de Janeiro Databricks User Group

Boas vindas Rio de Janeiro Databricks User Group!

Summary: Rafael Santos, Rafael Santos, dá as boas-vindas ao grupo 'Rio de Janeiro Databricks User Group', criado para conectar profissionais e estudantes interessados em engenharia de dados, analytics e IA, visando compartilhar conhecimento e experiências. Luis Guilherme Vieira Rocha se apresenta como Luis, um profissional de engenharia de dados, interessado em discutir melhores práticas dentro do Databricks. Estefanie Simoes, Estefanie, compartilha sua transição de analista de dados para engenheira de dados e expressa interesse em temas sobre a arquitetura do Databricks. Erika Andrade, Erika, com 20 anos na área de dados, mostra entusiasmo em discutir inteligência artificial no contexto do Databricks. O grupo busca criar um espaço colaborativo para troca de experiências e networking.
AI Summary

Pessoal, sejam bem-vindos ao Rio de Janeiro Databricks User Group.

Esse grupo foi criado com o objetivo de fortalecer a comunidade de dados do Rio de Janeiro, conectando profissionais, estudantes e pessoas interessadas em engenharia de dados, analytics e inteligência artificial para compartilhar conhecimento, experiências e desafios do dia a dia.

A ideia é construirmos um espaço colaborativo para discussões técnicas, troca de experiências, networking e futuros encontros sobre Databricks, arquitetura, Data Engineering, Analytics e AI.

Para começarmos nossa integração, seria legal conhecer um pouco mais sobre vocês:

• De onde você é?

• Qual sua área de atuação?

• Como foi seu primeiro contato com Databricks ou tecnologias de dados?

• Quais temas gostaria de ver no grupo?

Obrigado por fazer parte desse começo. Vamos construir juntos a comunidade de dados do Rio de Janeiro.

6 comments

Olá!!! Sou Luis e hoje moro na zona oeste aqui do Rio. Atuo em engenharia de dados (Azure e databricks). Também atuo com Airflow e um pouco de devops. Meu primeiro contato foi construindo a plataforma de azure databricks que ainda está em construção, inclusive. Gostaria de ver coisas sobre engenharia mesmo dentro do databricks, melhores práticas e também coisas sobre o Genie, Anlytics etc.

Boa Luis, seja vem vindo

Oi, Pessoal!

Sou a Estefanie, Campo Grande - Rj

Minha área de atuação por muito tempo foi como Analista de dados e agora estou migrando pra Engenharia de Dados.

Meu primeiro contato com Databricks foi quando cai de paraquedas em um projeto pra fazer a padronização de dados de um sistema legado pra Cloud utilizando o Databricks.

Foi desesperador, não sabia nada, mas com muita teimosia, fiz o projeto todo em Pyspark.

Ano passado tirei a Certificação de Associate e pretendo tirar a de Engineer Professional esse ano.

Estou fazendo Pós em Eng de Dados pra diminuir minha dificuldade com termos tecnicos, pois nenhuma das minhas formações são de TI. Aprendi na ração mesmo.

Gostaria de ver temas explicando a arquitetura do Databricks e inovações com uma linguagem com uma linguagem evoluindo do simples pro técnico.

Pra mim, que estou começando, é a parte mais difícil.

Boa Estefanie, eu também fui crescendo assim na área, encontrando dificuldades em projetos e estudando. Vamos ter temas de arquitetura sim, vou trazer amigos de mercado que eu sei que são referências.

Boraaaa! Iniciativa incrível, bora movimentar o Rio.

Moro no Rio, região dos lagos

Sou Data Lead e engenheira de dados

Trabalho com bricks a 5 anos mas com dados a 20.

Bora falar de IA com bricks

Legal Erika, vamos falar sim. Se tiver algum tema que vc gostaria de falar em algum meetup online? A ideia é que a comunidade se ajude.